SuperDigital — Squad PJ — Gestão corporativa

Cristina Guarinho
3 min readFeb 1, 2021

--

Já nas minhas primeiras semanas de Try consultoria, fui apresentada ao projeto Super Digital, um banco 100% digital com a estrutura do Santander, onde teríamos o desafio de construir produtos, dentro de duas frentes: Pessoa física (onde trabalhei na squad de créditos) e Pessoa Jurídica, onde tive a oportunidade de trabalhar com a vertical de gestão corporativa.

A gestão corporativa já era existente para empresas clientes da Super Digital, mas existiam alguns gaps de tecnologia e experiência que precisavam ser revistos. Dentro das regras de negócios que nossa PO nos apresentou começamos a construção dessa nova proposta.

Arquitetura de informação

Com os requisitos de negócios desenhamos o site map, o esqueleto do produto. Identificamos que teríamos dois pilares principais; gestão e novos cartões. Também conseguimos ter uma visualização do que seria mais funcional para as versões app e desktop.

Planejando o Roadmap

Organizamos o roadmap com a base no site map, com ele tivemos uma boa visão para onde o produto iria e quantos núcleos de fluxos teríamos. Nessa altura, tínhamos no máximo duas sprints para deixar o produto pronto para teste de usabilidade. Também teríamos uma etapa de passagem para o espanhol, então nosso cronograma teria que estar totalmente encaixado em todas essas necessidades.

Estando seguras do nosso planejamento, passamos para a etapa de construção de fluxos principais.

Fluxos Primários e construção

Identificamos os fluxos Core do produto, começando por esses, assim teríamos uma base bem consistente, tanto em lógica de fluxo, quanto para UI ( nessa altura do projeto o Design System já estava bem completo, isso nos ajudou muito). Os fluxos principais eram: solicitando um novo cartão e gestão individual ( permissões do cartão, onde a empresa poderia configurar de forma personalizada cada cartão corporativo).

A partir disso, conseguimos mapear os outros fluxos, já tendo uma lógica bem definida e com melhor visualização do produto final. Inclusive para a nossa dashboard.

Aprendizados e agradecimentos

Os aprendizados que essa pequena parte do projeto trouxe foi perceber que simplificar, ter atenção ao core e construir desde o início um planejamento possível e consistente faz o trabalho fluir de forma mais leve e segura. É dever do designer tornar nítido e palpável toda a construção de produto.

Agradecimentos para a minha dupla para esse projeto: Constance Chen, nos apoiamos uma na outra e conseguimos uma completa sinergia de ideias e conclusões. Sim, duas cabeças pensam mais que uma solitária!

Queria citar toda a squad de PJ, que já estavam construindo toda a plataforma; Senior Heron Dias, Product Designers: Gabriela Cadete, Lucas Gomes e Vitor Quero e a Ux Writer Natalia Petrosky. Obrigado por todo o apoio!

Agradecer a Mayra Sasso por todo o acompanhamento e ajuda rápida diante de red flags que identificamos ao longo do projeto.

--

--