SuperDigital — Squad Créditos — Design Sprint

Cristina Guarinho
4 min readFeb 1, 2021

--

Já nas minhas primeiras semanas de Try consultoria, fui apresentada ao projeto Super Digital, um banco 100% digital com a estrutura do Santander, onde teríamos o desafio de construir produtos, dentro de duas frentes: Pessoa física (onde trabalhei na squad de créditos) e Pessoa Jurídica, onde mais tarde tive a oportunidade de trabalhar com a vertical de gestão corporativa.

Cada um em seu planeta

O primeiro desafio desse projeto foi criar um ambiente confortável para novas ideias no meio de uma pandemia mundial. Outra questão foi a dimensão do projeto nesse contexto, a plataforma é de nível global — LATAM. Senti que ter tantos envolvidos e em diversos países só impulsionou e tornou esse projeto mais rico. O remoto tem suas particularidades, mas conseguimos nos adaptar bem as diversidades que encontramos. Ajustamos horários, explicamos costumes e a distância foi ficando cada vez menor, distância essa que tivemos mesmo com nossos colegas que estavam na mesma cidade. Esse desafio foi maior percebido no próximo tópico desse artigo, afinal como realizar um Workshop cem porcento remoto?

Design sprint — Workshop

Foi proposto um workshop com intuito de guiar na construção dos produtos nos 6 meses de projeto. Foram feitos 4 Design Sprint ao mesmo tempo, um para cada vertical. Mirando em planejar um roadmap consistente. Tudo isso de forma remota.

Esse processo contou com uma equipe multidisciplinar de diversos países da América Latina. Isso contribuiu muito para a nossa percepção. A comunicação foi um dos pontos que tínhamos que nos esforçar algumas vezes, porém entender um pouco mais do contexto de cada um elevou muito a dinâmica. Afinal cada um pode apresentar ideias e abrir discussão em várias áreas do projeto, com o ponto de vista diverso. E era exatamente isso necessitávamos no momento: conhecer as diversas realidades.

O Design Sprint foi dividido em 4 momentos ( todos os passos foram realizados na ferramenta Miro e em video chamada simultânea com os stakeholders)

  • Understand — Começamos planeando tudo o que já tínhamos a nível de pesquisa e regras de negócio, para assim todo o time compartilhar o mesmo conhecimento. Realizamos apresentações de diversos materiais e começamos uma Matriz Certezas, Suposições e Dúvidas para elencar pontos de atenção do projeto facilitando definir onde se concentrar ou no que focar. A matriz CSD normalmente é usada para levantar o que sabemos sobre o projeto e alinhar conhecimento entre os membros do time.
  • Diverge — Elegemos os insights e caminhos que mais fazem sentido para o produto. Realizamos um brainstorm de soluções, com os Pain points identificados. Agrupamos ideias parecidas e votamos individualmente, levando em conta os nosso critérios para o produto; inovação e bem estar financeiro.
  • Decide — Priorizamos as ideias elegidas em um Mind map, já mirando em futuras features. Nesse ponto é de extrema importância que a pessoa com tomada de decisão esteja presente, no nosso caso contamos com Product owners. Aqui priorizamos e conseguimos já ter uma ideia do nosso Roapmap em timeline.
  • Presentation — Realizamos uma apresentação do Roap Map com as conclusões finais do Workshop. Assim todas as squads compartilharam do mesmo conhecimento e planejamento, já mirando também em possíveis interseções entre verticais.

Esse projeto tem continuação

Ainda vou escrever sobre alguns outros passos que participei, como: Arquitetura de informação, Wireframes e Fluxos Primários. A medida que os artigos forem nascendo vou acrescentando no final em: artigos relacionados.

Aprendizados e agradecimentos

Nesse ponto ficou claro que fazer uma dinâmica remota tem seus desafios, principalmente em começo de projeto. Mas também senti que o objetivo foi cumprido, sendo um ótimo jeito de quebrar o gelo e deixar todos confortáveis para expressar ideias e também ouvir de forma organizada.

Acabamos o Design Sprint com um caminho a seguir e cheios de ideias, e principalmente; ideias alinhadas com toda a equipe.

Agradecimentos a toda a squad de crédito. Sentimos muita sinergia desde o começo e isso contribuiu e muito no resultado final: Marina Del Freo, Giovanni da Matta, Gelsa Dias, Guilherme Fidélio e Cassio Almeida.

--

--